02-1200x800.jpg

Dia do Farmacêutico

17 de setembro de 2015 Notícias

No dia 20 de janeiro, é comemorado no Brasil o dia do Farmacêutico, um profissional de extrema importância para a evolução da área de saúde. A D-Log fez uma pequena homenagem á todos os profissionais envolvidos na área farmacêutica do Brasil e separou algumas curiosidades sobre a história dessa profissão.

Você sabia?

A profissão de farmacêutico tem origem nos antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de diversas doenças ou mesmo na criação de perfumes, e muitas vezes substituíam os médicos, que na época eram poucos, sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso a hospitais.

A principal diferença entre a profissão atual e os métodos antigos, é que antes a matéria-prima principal era a extraída da própria natureza e o conhecimento baseado na observação desta, enquanto hoje o trabalho dos farmacêuticos acontece com material sintético e alguns fitoterápicos, processados a partir do conhecimento agregado através no ensino superior regulamentado, em conjunto com as tecnologias atuais.

Apesar do dia 20 de janeiro ser considerado como o dia do farmacêutico no Brasil, o dia é internacionalmente comemorado em 25 de setembro, data instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) durante o Congresso da FIP realizado em Istambul. Para este dia, a FIP incentiva os farmacêuticos do mundo a organizarem atividades que promovam e defendam o papel do farmacêutico na melhoria da saúde em todos os cantos do mundo.

Em Portugal, diferentemente do Brasil, o dia do farmacêutico não é comemorado em Janeiro e sim em 26 de Setembro, que é o dia dos Santos Cosme e Damião O dia de São Cosme e de São Damião, data marcada no calendário das festividades litúrgicas católicas.

Esta data foi escolhida em Portugal porque os dois irmãos gêmeos, que atuavam na saúde, sendo que São Cosme era médico, enquanto seu irmão São Damião era farmacêutico, e por isso São Damião é considerado o padroeiro do farmacêutico. A data foi adotada como o Dia do Farmacêutico em 1989 pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

A D-Log parabeniza todos os Farmacêuticos do Brasil, que essa história continue crescendo, desejamos muito sucesso.

Fonte: Farmaceuticas

 

A D-Log é reconhecida pela excelência no modal aéreo, modal marítimo e modal rodoviário. Com conexões eficientes, cobrimos qualquer destino e entregamos sua carga em qualquer parte do mundo, com a agilidade que você precisa. A D-Log também se destaca no transporte de cargas de projeto (oversized, overweight), cargas perigosas (Dangerous Goods Regulation – DGR), perecíveis e translado de corpos. Com equipe capacitada para cuidar de toda documentação através do serviço de despacho aduaneiro, seja para importação ouexportação.


AGENTE DE CARGA INTERNACIONALAGENTE INTERNACIONALOPERADOR LOGÍSTICO DE CARGA
OPERADOR MULTIMODALTRANSPORTE DE CARGA AÉREAOPERADOR LOGÍSTICO NO BRASILOTM OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL



D-LOG BRASIL

Rua Nova Jerusalém, 78 - Tatuapé
03410-000 - São Paulo-SP
comercial@dlogbr.com
+55 11 3634-2300

FACEBOOK