D-LOG-navegacao.png

Dia da Navegação

30 de setembro de 2017 0Marítimo

As técnicas de navegação apareceram ainda na antiguidade, quando egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos de astrologia, meteorologia e geografia para determinar a posição e direção das embarcações. Foram esses povos que criaram os pontos cardiais, a rosa dos ventos e as primeiras cartas de navegação e estas técnicas têm uma grande importância em nossa história. Agente de Carga.

sse foi um dos maiores avanços da humanidade, pois foi a partir disso que mares e terras puderam ser mapeados e países foram descobertos. Mas não era só naquela época, até hoje, a navegação tem uma importância muito grande, tanto para a área náutica quanto para a terrestre. Pois é do principal utensílio de navegação atual, o GPS, que muitas pessoas dependem para se locomover para atividades profissionais e no dia a dia.

Navegação e Meteorologia

Independente do meio, aéreo, marítimo ou terrestre, a navegação depende, e muito da meteorologia. Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, Tiago Robles, “os ventos, tempestades e outros eventos climáticos interferem na navegação, e ter essa previsão é importante até mesmo para evitar transtornos e acidentes”.

Na terra, temporais podem causar alagamentos e gerar transtornos, por isso, quem vai pegar a estrada, seja a trabalho ou para se divertir, precisa estar atento à previsão do tempo para saber qual a melhor direção a seguir.

“No ar os aviões evitam entrar em nuvens de tempestades, e dependendo da situação, os voos precisam ser cancelados”, explica Tiago.

Já no mar, as embarcações precisam estar sempre atentas às condições do tempo, pois furacões e ondas representam perigo tanto para os marinheiros quanto para os turistas.

Para Celso Oliveira, meteorologista da Somar, a previsão é mais fácil no caso dos oceanos, pois “a umidade do ar é absorvida pela água, e a atmosfera se torna menos enérgica, a temperatura não sobe tanto e se torna mais fácil assimilar as condições meteorológicas e prever como será daqui a dois ou três dias”.

Por isso, não importa por onde você vai, ou qual rota vai tomar, é sempre importante ficar de olho na meteorologia.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

AGENTE DE CARGA INTERNACIONALAGENTE INTERNACIONALOPERADOR LOGÍSTICO DE CARGA
OPERADOR MULTIMODALTRANSPORTE DE CARGA AÉREAOPERADOR LOGÍSTICO NO BRASILOTM OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL



D-LOG BRASIL

Rua Nova Jerusalém, 78 - Tatuapé
03410-000 - São Paulo-SP
comercial@dlogbr.com
+55 11 3634-2300

FACEBOOK