carnaval-do-rio-busca-nas-raizes-uma-nova-identidade-para-o-brasil-1200x753.jpg

Carnaval do Rio busca nas raízes uma nova identidade para o Brasil

6 de março de 2019 0Mercado

Marítimo - As escolas de samba do Rio de Janeiro fecharam na madrugada desta terça-feira duas noites de desfiles deslumbrantes, marcados pelo resgate de heróis e mitos relegados pela história oficial.

Newsletter - Memória da escravidão, críticas à intolerância religiosa e recuperação de expressões da cultura popular foram as respostas dos enredos à onda neoconservadora que há três anos pôs o ex-bispo Marcelo Crivella no comando da prefeitura do Rio e este ano Jair Bolsonaro na presidência do país.

Operador Logístico Brasil - A sucessão de carros alegóricos, as fantasias sofisticadas e a abundância de purpurina foram, como sempre, as armas com as que as escolas de samba despertaram o entusiasmo dos 72.000 espectadores reunidos no Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí.

Transporte de Carga Aérea - A Mangueira propôs em seus carros alegóricos uma revisão das lições da história escolar, desde a colonização europeia, apresentada como um cemitério de povos indígenas, até um grafite em frente a uma biblioteca que diz: “Ditadura assassina”, um ataque frontal ao regime militar (1964-85).

Jornalista Hildegard Angel no desfile da MangueiraReuters

Dietrich Logistics - Esta “história que a história não conta” prestou homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada há um ano. Sua viúva, Monica Benício, desfilou na última ala da Mangueira.

Trabalhe na D-Log - “A única vereadora negra que carregava no corpo todas as pautas que defendia, sendo mulher, negra, favelada, lésbica, foi executada. [Estar aqui] é uma forma de resistência, de cobrar justiça”, disse Benício à AFP pouco antes do desfile.

Aéreo - A Vila Isabel também recordou Marielle ao celebrar o fim da escravidão em um dos seus carros, no qual desfilaram familiares da vereadora que exibiram uma bandeira com a inscrição “Marielle presente”.


Desfile da Vila Isabel, no SambódromoReuters

Road Transportation - – Regresso às raízes –

Dietrich Logistics - Os desfiles da segunda noite foram abertos pela São Clemente, com um enredo que lamenta a mercantilização do carnaval, em detrimento de suas origens populares.

Aéreo - No desfile, as mulheres da ala das baianas levavam em suas saias rodadas um aviso de aluguel.

Operador Multimodal - O último carro alegórico da São Clemente criticou a prefeitura, que nos últimos três aos cortou em até 50% os recursos públicos destinados ao carnaval. “Alô prefeitura, o carnaval é nossa cultura”, dizia um dos cartazes pendurados no carro.

Companhia - A Portela, que este ano completa 96 anos, saiu em busca do seu 23º troféu com um desfile majestoso dedicado à cantora Clara Nunes, ícone musical dos anos 70 e primeira artista a defender publicamente as religiões afro-brasileiras.

Agente de Carga Internacional - Na noite anterior, o Salgueiro dedicou seu enredo a Xangô, orixá da justiça, e fechou o desfile balançando bandeiras com mensagens contra a corrupção, a favor do feminismo, da igualdade, da liberdade e da diversidade sexual.

Road Transportation - A Vila Isabel recordou o esplendor do Brasil imperial, ambientado em Petrópolis, na região serrana do Rio.

Agente de Carga - Paraíso do Tuiutí, vice-campeã em 2018, apresentou um irônico enredo intitulado “O salvador da pátria”, encarnado em um bode Ioiô, “nordestino, barbudo, baixinho, de origem pobre, amado pelos humildes e por intelectuais, incomodou a elite e foi condenado a virar símbolo da identidade de um povo”. Uma descrição que para muitos remete ao ex-presidente preso Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/carnaval-do-rio-busca-nas-raizes-uma-nova-identidade-para-o-brasil/


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

AGENTE DE CARGA INTERNACIONALAGENTE INTERNACIONALOPERADOR LOGÍSTICO DE CARGA
OPERADOR MULTIMODALTRANSPORTE DE CARGA AÉREAOPERADOR LOGÍSTICO NO BRASILOTM OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL



D-LOG BRASIL

Rua Nova Jerusalém, 78 - Tatuapé
03410-000 - São Paulo-SP
comercial@dlogbr.com
+55 11 3634-2300

FACEBOOK