somos-sobe-53-na-bolsa-apos-ser-comprada-pela-kroton-1200x518.jpg

Brasil é exemplo de país que soube aproveitar turismo LGBT, diz Tanzella

16 de junho de 2019 0Mercado

Contato D-Log - São Paulo –  “O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”.

Agente de Carga - A frase do presidente Jair Bolsonaro em café da manhã com jornalistas no último 25 de abril rodou o mundo e ataca um setor que mostra resultados positivos raros na combalida economia brasileira.

Newsletter - O turismo LBGT registrou alta de 11% no Brasil em 2017, contra 3,5% no turismo de modo geral, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com a Associação Brasileira de Turismo LGBT e a revista ViaG.

Operador Multimodal de Carga - Apesar disso, essa área foi retirada, há um mês, do plano Nacional de Turismo, elaborado na gestão do ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, e assinado no governo de Michel Temer.

Operadores Logísticos - As estratégias previam “sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo”. Agora, elas se restringem ao público idoso.

Parceiros - John Tanzella, presidente da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA) há 12 anos, diz que esses movimentos não significam, necessariamente, uma trava para os negócios – que vão muito bem, obrigado.

Operador Logístico - Ele diz que o país é um exemplo e o segundo maior mercado da organização fundada em 1983, com associados em 80 países e sede em Fort Lauderdale, na Flórida.

Transporte de Obras de Arte - No último dia 06, Tanzella esteve em São Paulo para participar do Fórum de Turismo LGBT do Brasil e concedeu a seguinte entrevista exclusiva para EXAME:

Customs Clearance - O presidente Jair Bolsonaro disse recentemente que o Brasil não deveria ser um paraíso do turismo gay. Como você responderia a isso? 

Operador Logístico - Nós não somos uma organização política e sim de negócios, então o que os políticos dizem não afeta o que fazemos.

Termos e Procedimentos - Mas houve alguma manifestação de preocupação por parte de operadores ou turistas?

Multimodal Logistics Operator Brazil - Sempre há preocupação quando líderes no mundo dizem algo contra a comunidade, mas muitas vezes isso nos deixa mais fortes e as pessoas querem apoiar os negócios LGBT aqui porque sabem que é desafiador – assim como é nos EUA, na Itália e em muitos outros países agora. Não afeta, necessariamente, os negócios.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Qual é a situação do turismo LGBT no Brasil?

Prêmios e Certificados - É gigante! É o segundo maior mercado da IGTLA depois dos Estados Unidos.

Operador Logístico Multimodal - Há outro país em desenvolvimento que pode servir de exemplo para o Brasil?

Agente de Carga Internacional - O Brasil que é, na verdade, um ótimo exemplo. O Rio de Janeiro tem se vendido como um destino gay por muitos anos. Na vizinha Argentina, o governo é muito pró-ativo para receber turistas LGBT e gerar receita e empregos. É um bom exemplo na região.

Road Transportation - Quando as pessoas pensam em turismo LGBT o que vem primeiro à mente são as paradas. Como diversificar esse conceito para incluir lésbicas e transgêneros, por exemplo?

Empresa de Logística em São Paulo - Temos todos os tipos de negócios, alguns são específicos para o mercado lésbico e alguns são para famílias LGBT, uma área crescente porque cada vez mais países estão legalizando o casamento gay.

Aéreo - É divertido ir para parada, mas é uma semana no ano, e as pessoas LGBT viajam o ano todo e em busca de experiências únicas, e não necessariamente gays.

Sea Freight - Quais são algumas das reclamações que você ouve de viajantes LGBT?

Serviços - Em países menos receptivos, como muitos do Oriente Médio, é desafiador. Não significa que as pessoas não devam ir, porque não apoiamos boicotes, mas não importa quem você seja, você precisa cumprir as leis e entender a cultura de um país. Nem todos os lugares são como o Rio ou São Francisco.

Prêmios e Certificados - Há uma orientação específica sobre as leis de cada lugar para que as pessoas se orientem?

Agente de Carga Internacional - Sim, trabalhamos com a ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas), baseada em Genebra, que produz um mapa de legislação de cada pais que usamos como referência.

D-Log conquista selo de Eficiência Logística - Temos membros em vários países como Uganda, onde é desafiador ser LGBT e você não imaginaria que haveria negócios ou turistas LGBT.

Operador Multimodal de Carga - Também se fala na fronteira da Ásia, onde há forte crescimento econômico e as atitudes sobre a homossexualidade estão em evolução. Para onde o mercado está olhando?

Serviços - A Ásia, como qualquer outra região do mundo, tem desafios e pontos luminosos. O Japão tem crescido nesse segmento; com as Olimpíadas chegando, estão tentando abraçar a diversidade. A Tailândia também faz um ótimo trabalho de divulgar os seus destinos, como Bangcoc.

D-Log conquista selo de Eficiência Logística - Há outros exemplos de lugares convidativos como Bali, na Indonésia. A cada ano temos mais asiáticos em nossas convenções; o interesse está definitivamente crescendo.

Operador Logístico de Carga - Nestes 12 anos na organização, o que mais mudou e te surpreendeu?

Operadores Logísticos - Quando eu comecei, não tínhamos nenhum parceiro corporativo e agora você vê marcas globais como Marriott, Delta Airlines e South African Airways se promovendo para a comunidade.

D-Log conquista selo de Eficiência Logística - Elas sabem que tem funcionários LGBT e querem fazer a coisa certa e tentamos ajudar nesse processo de aprendizado e de aceitação. Não se pode dizer só “queremos viajantes gays’: primeiro precisam fazer o trabalho correto interno para garantir que os seus funcionários tem os mesmos benefícios do que aqueles que não são LGBT, senão você será acusado de pinkwashing [crítica ao uso da associação ao público LGBT como mera estratégia de marketing].

Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/brasil-e-exemplo-de-pais-que-soube-aproveitar-turismo-lgbt-diz-tanzella/


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

AGENTE DE CARGA INTERNACIONALAGENTE INTERNACIONALOPERADOR LOGÍSTICO DE CARGA
OPERADOR MULTIMODALTRANSPORTE DE CARGA AÉREAOPERADOR LOGÍSTICO NO BRASILOTM OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL



D-LOG BRASIL

Rua Nova Jerusalém, 78 - Tatuapé
03410-000 - São Paulo-SP
comercial@dlogbr.com
+55 11 3634-2300

FACEBOOK